Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é compreendido como complemento às instalações existentes em Las Cruces para pesquisas e estudos científicos para pós-doutorandos. O edifício atual responde às necessidades de cientistas com residências prolongadas de acordo à duração de suas respectivas pesquisas.
PROJETO
Foi solicitado cerca de 1000 m² de novas instalações implantadas em torno e imediatamente ao norte da construção existente, considerando os serviços técnicos complementares subterrâneos e respeitando a ordem estabelecida pela edificação anterior, com uma praça central rodeada pelas instalações de trabalho e alojamento. Quanto ao programa, solicitaram-se 3 áreas: Área de pesquisa, Área multiuso e o Laboratório Internacional em Mudanças Globais (LINC-Global).
Considerando o anterior e a forma do terreno (uma península com desníveis abruptos, declarada reserva natural sem a ação humana, fechando uma seção de 1 km de costa de 1982, sendo uma das primeiras de seu tipo a nível mundial), o projeto apresenta três volumes paralelos, e distanciados entre si, que privilegiam as vistas ao mar (o objetivo de trabalho e pesquisa), cada um correspondendo a uma das áreas solicitadas, de maneira a autonomizar a volumetria do programa e ganhar liberdade de adequações às necessidades específicas de cada seção.
Estes volumes são conformados por uma sequência de marcos de madeira laminada colada apoiados sobre bases de concreto parcialmente enterradas na pendente do terreno. Estas bases correspondem às instalações de serviços técnicos dos edifícios, como a Sala de Filtragem, a Oficina de Carpintaria, adegas e o Depósito de Mergulho.
DESTINO
Diferentemente do existente, o edifício projetado responde às necessidades solicitadas pela nova carreira de Graduação da Universidade Católica, em Biologia Marinha. Com sua sede docente principal localizada em Santiago, as instalações do projeto apresentam um uso esporádico, sendo sua temporada de maior fluência de usuários nos meses compreendidos entre Novembro e Março, sem superar os 40 alunos utilizando ao mesmo tempo as instalações de laboratórios de pesquisa e complementares, destinados ao apoio e prática de ensino.
Materiais
Nesta obra destaca-se o uso do Revestimento Externo de Fibrocimento Permanit Madeira, da Pizarreño. Esta solução de revestimento é parte de um sistema construtivo seco e de rápida execução, que contribui na resistência térmica, ao fogo e acústica.